ClicRádio

Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é abordado no programa Elas por Elas

O assunto de extrema importância foi debatido entre Denise Sefrin, a delegada Carla Kuhn e a vereadora Marivone Ramos; confira
Por: Sabrina Borges | Publicado: 25/11/2021 às 15:44 | Alterado: 01/12/2021 às 18:45

Durante a noite desta quarta-feira, dia 24 de novembro, o programa Elas por Elas trouxe para discussão uma assunto de extrema importância, o combate a violência contra a mulher. A apresentadora Denise Sefrin conversou com a delegada Carla Kuhn e com a vereadora Marivone Ramos sobre o tema. 

Infelizmente as demais convidadas não puderam estar presentes no momento, mas foram muito bem representadas pelas colegas. O Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher é celebrado todos os anos no dia 25 de novembro, como uma forma de  promover a conscientização e diminuir os índices de violência contra as mulheres.

A delegada trouxe dados da violência que ocorre em nossa região (Barra do Ribeiro até Cristal), e os números são chocantes. Foram 309 registros de ocorrências de violência contra a mulher, é quase um por dia. Só em Camaquã foram 250 ocorrências de ameaças e lesões corporais. 

Marivone é presidente da Frente Parlamentar em Defesa aos Direitos das Mulheres. A frente parlamentar é composta pela vereadora Eva e o vereador Vitor Azambuja. O objetivo do grupo é promover projetos para garantir a integridade física e emocional das mulheres, para que todas tenham uma vida digna com seu direito educacional, moral e social estabelecidos.

Sobre a data

A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

Nos dias de hoje a data vem sendo promovida pela ONU e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, sendo fonte de divulgação, inclusive, para o disque 180, que atende casos de denúncias de violência contra a mulher.

Quer conferir a entrevista completa? Assista o vídeo no início da matéria. 

deixe seu comentário