Carros e Motos

Projeto reduz de grave para média a infração por estacionar sobre faixa

Regra é desproporcional em relação a outras, argumenta o autor
Por: Elias Bielaski | Publicado: 17/05/2021 às 14:44 | Alterado: 23/05/2021 às 10:25 | Fonte: Agência Câmara de Notícias
Imagem Ilustrativa. Foto: Prefeitura de Rio Verde
Imagem Ilustrativa. Foto: Prefeitura de Rio Verde

O Projeto de Lei 700/21 classifica como infração média estacionar veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia ou ciclofaixa, bem como em ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

Receba as notícias do Clic no WhatsApp.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro, que atualmente considera grave esse tipo de infração. A norma prevê multa e remoção do veículo para os infratores.

“Existe desproporcionalidade na natureza da infração prevista, tanto em face das situações diferenciadas estabelecidas como também em relação a outros dispositivos do código”, disse o autor, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT).

Deputado Carlos Bezerra discursa no Plenário da Câmara

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Atualmente, conforme a legislação de trânsito, a infração grave gera multa de R$ 195,23, mais cinco pontos na carteira de motorista. Em caso de infração média, a multa hoje é de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.

Tramitação
O projeto tramita em
caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba como sugerir uma reportagem para o Clic.

deixe seu comentário