Campo em Dia

Plano Safra 2021/2022 pode ter valores superiores ao anterior

Jornalista Gilkiane Cargnelutti trouxe excelentes notícias para o agronegócio durante sua participação na ClicRádio; Confira
Por: Sabrina Borges | Publicado: 08/06/2021 às 15:59 | Alterado: 15/06/2021 às 23:40
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Todas as segundas-feiras é dia de participação especial da jornalista e assessora de imprensa, Gilkiane Cargnelutti, na ClicRádio. Ela trouxe excelentes notícias para o agronegócio.

Na última semana, o Congresso aprovou o PLN 4/2021, que recompõe os valores de orçamento da União e viabilizou a equalização dos juros para o Plano Safra 2021/2022. Agora o projeto aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

O veto previa a liberação de recursos para o projeto e foi mantido quase na integralidade, tendo cerca de R$ 19 milhões que ficaram livres para a relocação. Deste montante está previsto o repasse de R$ 3,7 bilhões aos cofres do Tesouro Nacional para serem utilizados nesta equalização das taxas de juros do Crédito Rural no Plano Safra que vai entrar em vigor.

A aprovação do PLN 4 não recompõe apenas os recursos necessários para o Plano Safra, mas também libera de forma imediata a contratação de crédito pelos agentes financeiros relativos ao Plano Safra que está em vigor agora. 

Entre as prioridades do governo estão os pequenos e médios agricultores. Os investimentos estratégicos em armazenagem, irrigação e agricultura de baixo carbono. O ministro da Agricultura também falou que querem ter um olhar especial para a assistência técnica e o Plano Safra Mais Verde, com possível condição de crédito condicionada à adoção de investimentos que levem em conta a adoção de critérios de sustentabilidade.

A jornalista comentou que em Brasília os técnicos do Ministério da Economia e Agricultura correm para fechar esse próximo plano agrícola e pecuário. A intenção é que nesta semana o conselho monetário nacional já avalie a proposta e a expectativa é que o lançamento do Plano Safra aconteça entre os dias 22 e 23 junho.

Para conferir a entrevista completa da jornalista, assista a transmissão a partir dos 42 minutos de transmissão: 

deixe seu comentário