Campo em Dia

Deputados se reúnem com Emater para discutir custo de produção do fumo

Frente Parlamentar em Defesa do Fumicultor da Assembleia Legisativa se reuniu com diretor técnico da Emater para falar sobre estudo relacionado ao tabaco
Por: Elias Bielaski | Publicado: 29/04/2021 às 09:11 | Alterado: 06/05/2021 às 21:35 | Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (28), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Fumicultor da Assembleia Legisativa, deputado estadual Zé Nunes (PT), realizou reunião com o presidente da Emater, Geraldo Sandri e com o diretor técnico Alencar Rugieri.

Na pauta, a possibilidade de a área técnica da instituição fazer um estudo do custo de produção do fumo dos últimos anos - preço pago aos produtores e o valor de referência estabelecido no Funiagro.

Receba as notícias do Clic Camaquã no WhatsApp.

Segundo Zé Nunes, os produtores de tabaco gaúchos têm vivido dias muito difíceis:

“Entre as dificuldades, estão os custos de produção que estão mais elevados nesta safra, pois houve um aumento significativo do preço dos insumos, especialmente, dos fertilizantes usados na lavoura. Desta forma, o preço recebido no momento da comercialização não garante rentabilidade nem ao menos cobre os custos de produção. Soma-se a isso, a classificação”, explicou.

Segundo o parlamentar, esta reivindicação foi um dos encaminhamentos da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, realizada no dia 1º de abril, que tratou da situação da comercialização da safra do tabaco.

Será realizada nova reunião, dessa vez com a participação de produtores para dar prosseguimento ao diálogo.

Inscreva-se no canal do Clic Camaquã no YouTube.