Boca no Trombone

Acúmulo de lixo no bairro Dona Tereza chama atenção e revolta moradores

Praça localizada na junção das ruas Assis Brasil, Dona Tereza e Inácio Xavier Azambuja está repleta de lixo
Por: Sabrina Borges | Publicado: 28/04/2021 às 09:33 | Alterado: 05/05/2021 às 07:40
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã

Na manhã desta quarta-feira, dia 28 de abril, a reportagem do Clic Camaquã foi às ruas a pedido de internautas do bairro Dona Tereza. A conhecida “Pracinha das Bombas da Corsan” que fica localizada na junção das ruas Assis Brasil, Dona Tereza e Inácio Xavier Azambuja, está repleta de lixo. 

Mesmo que exista uma placa alertando que é proibido jogar lixo naquele local, pessoas seguem fazendo o descarte irregular. No local existem diversos tipos de materiais diferentes, desde restos de poda, obras, pequenas embalagens e roupas, até grandes móveis como sofás e colchões. 

Receba as notícias do Clic Camaquã no WhatsApp.

De acordo com moradores da região, o local é utilizado para descarte ilegal há muito tempo, motivo que resultou na colocação da placa de alerta que o local não deve receber lixo. Porém, nenhuma das tentativas de coibir o descarte irregular no local tem funcionado. 

Conforme moradores, pessoas chegam a ir de madrugada para despejar os materiais naquele ponto do bairro Dona Tereza. A grande revolta dos moradores da região é a falta de respeito e responsabilidade dessas pessoas que descartam lixo no local. Além de deixar o local com uma aparência feia, também colabora para a proliferação de insetos e ratos, sem contar no mal cheiro. 

O ideal seria as pessoas alugarem containers para receber os restos de limpeza de pátio e obras. Além disso, em caso de mudanças, trocas de móveis e outros, o recomendado também é investir nesses contêineres, para não causar transtornos para a comunidade e o meio ambiente. 

Lixo comum pode ser descartado na coleta normal pelo caminhão do lixo. Lixo reciclável, pode ser separado e retirado pela equipe de coleta seletiva do município. Para contratar um container, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã. 

Inscreva-se no canal do Clic Camaquã no YouTube.

Como denunciar

A redação do Clic Camaquã recebe com frequência uma grande quantidade de denúncias sobre diversos problemas, sendo os mais comuns o descarte irregular de lixo e as condições de trafegabilidade de ruas e estradas. A partir da próxima semana, a reportagem do Clic Camaquã vai reforçar ainda mais a atuação nos bairros, com a reportagem "ambulante" pelas ruas.

A demanda é comandada pela audiência, que pode entrar em contato por qualquer uma das redes sociais ou pelos números 3671-2282 (fixo) e 99200-4902 (WhatsApp). A editoria Boca no Trombone existe desde 2017 e tem mais de 500 reportagens disponíveis em https://www.cliccamaqua.com.br/noticias/20/boca-no-trombone.html.