Banda musical da Brigada Militar se apresenta neste sábado em Arambaré
Neste sábado (18), será a vez de Arambaré receber a Banda de Música da Brigada Militar.
A apresentação está prevista para ás 21hs, na avenida Presidente Vargas, bem no centro da cidade.
História da Banda:
A banda de música da Brigada Militar foi criada em 15 de Novembro de 1895, por decreto do então Governador do Estado, Dr. Júlio de Castilhos.
Desde sua criação teve atuação em todos os movimentos revolucionários, nos quais a Brigada Militar marchou em defesa do pendão auriverde. Desfrutou de grandes momentos políticos e sociais, abrilhantando-os com sua presença no Passo de Los Libres, o lançamento da pedra fundamental da ponte que liga Quarai a Artigas, no Uruguai, a inauguração da Feira de Passo Fundo, a primeira Festa da Uva, inauguração do Auditório Araújo Viana, Olimpíadas das Policias Militares e vários outros eventos de grande envergadura.
Apresentou-se igualmente na cidade uruguaia de Artigas, a convite de autoridades locais, recebendo na ocasião cobertura da imprensa além da admiração e o carinho do povo uruguaio.
A Banda de Música nos seus primeiros tempos esteve sob a regência do Mestre João Pena de Oliveira. Tempos depois o Mestre Zacheu Barbosa da Silva, foi quem estruturou a Banda e introduziu as normas de concurso para os músicos. Com o decorrer dos anos, grandes mestres passaram por ela, entre eles o saudoso Klin Torres, o maior nome das glórias musicais da Brigada Militar.
A Banda pertenceu ao 3° Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo/RS de 1969 até o dia 19 de Setembro de 2005, quando passou a integrar o efetivo do Comando Regional do Vale do Rio dos Sinos prestando seus serviços na área de atuação do CRPO/VRS, bem como a toda comunidade gaúcha, em eventos como Recepção de Embaixadores e Chefes de Estado, junto ao Palácio Piratini, Assembléia Legislativa; inaugurações de prédio públicos, sejam eles da União, estado ou municípios; eventos de cunho religioso; olimpíadas civis e militares dentre outros.
Atualmente a Banda encontra-se sob a regência do 1° Ten Flavio Ruben Dorneles, contando com um efetivo de 02 Sargentos e 16 Soldados, possuindo repertório variado (músicas clássicas, dobrados militares, MPB e internacional).
Na busca de uma melhor qualificação profissional, dentro da área da música, o efetivo da Banda freqüenta cursos de especialização e extensão em música, abrangendo regência e prática de instrumentos musicais, tais cursos realizados junto a Fundação Superior de Artes, em Montenegro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Escola Superior de Teologia em São Leopoldo.
A Banda de Música busca recursos para a aquisição de novos instrumentos para a composição de seu quadro.