Colunistas

A Fonte do Empreendimento

20/06/2018 - 10h:03min
Gabriel Pigatto - Empreendedorismo

Durante a vida de uma pessoa muitas oportunidades podem surgir.

As oportunidades não vão surgir do nada e nem em pouca quantidade, mas sim conforme a sua procura e disponibilidade para receber elas.

Para que se gere um empreendimento é preciso criar a oportunidade, ver além do alcance. Ver por um uma lupa de aumento ou um microscópio que nos permite ver muito mais que nossos olhos podem ver. Na Histologia celular usamos microscópios para identificar as formações das células imperceptíveis a olho nu, mas muito visíveis aos olhos microscópicos.

O empreendimento precisa de olhos microscópicos!

Vamos usar outro exemplo, um planeta, estudamos na infância, plutão, saturno, marte, urano, netuno, todos com nomes específicos, cheios de particularidades. Desenhamos isto, está em toda bibliografia e no currículo nacional das instituições de ensino.

Aí pergunto você vê um planeta a olho nu? Sabes onde ele está?

As oportunidades e os empreendimentos são como planetas e células, sabemos que estão ali, mas não os vemos porque somos limitados a ver o que nossos olhos nos permitem.

E como faço para ver as oportunidades que não vejo?

Eis o grande mistério da fé!

Não há microscópios para ver empreendimentos prontos ou investimentos adequados, e sim a sua fé na oportunidade, na visão de futuro, de mercado, de trabalho realizado, de que é possível executar algo que sua mente projeta, mas que depende de suas mãos e atitudes para sair do projeto.

Um empreendimento parte do planejamento, de sua elaboração, uma forma consistente de realização das suas atitudes. O planejamento deve ser como uma receita de bolo: primeiro a fé que vai ficar bom, aí os ingredientes básicos e em uma sequência cronológica adequada a mistura vai se formando até receber o aquecimento necessário para virar aquela comida deliciosa e apetitosa que projetamos no inicio.

Receita de bolo? Tá maluco?

É. De química ao espaço sideral e a culinária, um empreendimento é assim:

1) Primeiro precisa ver o que seus olhos não vem, depois precisa acreditar no que vai ser, usar microscópios ou o planejamento para ter a certeza que vai dar certo e ser consciente ou você acha que antes de ir para os livros as células e os planetas não sofreram muito planejamento antes de virar realidade.

2) O segundo passo, é dar aquela aquecida no bolo para que torne vistoso e valoroso.

Outra metáfora? Pirou de vez!!!

Vamos clarear a mente e o raciocínio. Se um bolo tem toda mistura e depois é levado ao forno para assar e crescer o empreendimento não é diferente. Precisamos deixar um tempo à empresa criar corpo, crescer á seu tempo certo para se tornar uma plenitude. Ou então fazermos um investimento á altura para se tornar majestoso como sonhamos lá no começo.

É certo que o bolo não cresce sem o fermento, o dinheiro. Precisa entender de dinheiro para fazer o empreendimento acontecer. Só que temos um porem, como se fazia bolo antes do fermento existir?

A oportunidade, a criatividade e a visão de futuro eram o fermento de antigamente e com a atualidade as pessoas se esqueceram de criar, de arriscar, de inovar e de fazer.

O negócio é ter a atitude de ver a oportunidade!

Mas como??? A oportunidade não é como um emprego que está no SINE?

Não!!

A oportunidade é a atitude de ver quais as necessidades do seu mercado dentre as suas limitações e explorar todas as ramificações como uma teia de aranha que tem vários fios na expectativa de pegar um inseto em qualquer uma delas. Explore todas as linhas do seu raciocínio e expanda o seu pensamento ao seu lite extremo. Com certeza vai acabar gerando oportunidades!

A fonte do empreendimento é você!!

 Você que precisa fazer a coisa acontecer, extrair da sua mente a visão de futuro e de mercado. Pôr em prática suas atitudes e planejamento, com ou sem dinheiro, fazer a coisa acontecer. O resultado do seu planejamento com persistência é o tão sonhado sucesso!

Então para encerrar pensaremos assim: extraia a receita da sua mente, coloque no papel chamando de planejamento, veja com microscópios os detalhes, estenda sua teia de oportunidades e tenha persistência nas suas atitudes que o sucesso virá!

Um bom empreendimento a todos!

Curtam minha página no facebook que estarei sempre alimentando a sua mente empreendedora.

Um grande abraço! Gabriel Pigatto.

#vemparavianatural

www.gabrielpigatto.com.br

https://br.linkedin.com/in/gabrielpigatto

www.facebook.com/gabrielpigatto

gabriel.pigatto@hotmail.com

 

deixe seu comentário